quinta-feira, 16 de abril de 2009

Dinheiro

Tudo começou durante uma aula de inglês na qual surgiu o assunto do que era ou não era apropriado se dizer a alguém que está aniversariando. Depois de todos concordarem que em qualquer lugar do mundo é melhor evitar perguntar a idade do aniversariante (principalmente se for mulher e aparentar mais de 15 anos de idade) e que qualquer pessoa se derrete ao ouvir que parece cinco anos mais jovem, sugiu uma controvérsia à respeito do que se deve dizer ao congratular o aniversariante. Parabéns, felicidades, muitos anos de vida e saúde, muito amor e dinheiro no bolso, sugeriu um aluno . O resto da turma protestou: muito dinheiro? que estranho desejar isso.

Ok, na verdade o que se diz, simplificadamente ao aniversariante é o clássico "Feliz aniversário" mesmo e acabou, mas não tem nada de errado em se desejar tantas coisas boas à alguém numa data tão especial, foi a minha resposta. Um outro aluno vai e responde que o problema não era o pensamento em si e sim falar de dinheiro assim à toa com outra pessoa, muito estranho e meio constrangedor, acrescentou. O primeiro aluno, o tal que fez a sugestão que iniciou toda a polêmica questionou o porquê da frase dele ser constrangedora. Afinal de contas ele não estava perguntando quanto a pessoa ganhava, estava apenas desejando que a pessoa estivesse sempre bem na fita finaceiramente.

A resposta de uma outra aluna é que foi fascinate: "Não sei qual a opinião dos ingleses sobre esse tema, mas nós alemães simplesmente não falamos de dinheiro. Nós não falamos sobre dinheiro, nós simplesmente o temos." (We don't talk about money, we just have it). O meu aluno angolano, que queria desejar fortuna aos aniversariantes e eu, nos calamos prontamente. Involuntáriamente, trocamos um olhar de cumplicidade que se traduzido diria: "Toma sacana, na sua próxima vida vê se nasce num outro país." De preferência em um no qual as pessoas não precisem falar tanto de dinheiro porque ele é sempre suficiente.

6 comentários:

  1. Rapaz, eu que sempre desejei muito dinheiro no bolso pra todo mundo, inclusive para mim mesma, fiquei chocada! Vou parar de falar de dinheiro pra ver se fico rica e n tenho mais necessidade de falar ou de pensar sobre isto! rs

    ResponderExcluir
  2. hum...façamos assim. daqui a pouco mais de um mês é o meu niver. Ao invés de me desejar muito dinheiro no bolso, faça um gordo depósito na minha conta corrente! Qdo ela estiver obesa, não falarei mais a respeito de grana!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Que bom que vc gostou! ;)
    O problema daqui é justamente esse. Não separamos nenhum resíduo pq não pagamos nadica de nada (nem quando jogamos papel na rua...) De fato talvez essa fosse a solução em um país onde, infelizmente, precisamos falar de dinheiro...kkk
    Bjks e saudades!

    ResponderExcluir
  5. o.O
    Estou sem palavras, nunca imaginei que fosse ler ou ouvir uma história assim... Caramba!

    ResponderExcluir
  6. Vc simplesmente nao pode acreditar o qt esse texto foi esclarecedor para mim! Inclusive ja citei ele varias vezes. Serio mesmo! Muita coisa mudou depois q li esse texto. Comecei a entender varias coisas e tb a me comportar de maneira diferente na hora de falar sobre dinheiro.
    Ja tinha lido o texto ha um tempao, mas agora achei q eu deveria vir aqui e lhe agradecer formalmente!
    Valeu mermo!!!

    ResponderExcluir