quinta-feira, 13 de março de 2008

A Arte da Grosseria

Certos tipos de comportamento sao inaceitáveis e a depender dos ânimos dos envolvidos podem até levar a confrontacao física. Todo mundo concorda que nunca se deve colocar a mae de ninguém no meio se a intencao nao for partir pra briga. No entanto, salvo esses graves extremos envolvendo família, religiao e time de futebol, como saber qual o limite do ouvir calado e do partir pro ataque com mae e tudo? A resposta pra isso é outra vez muito cultural.

Aos poucos venho percebendo que ser grosso tem hora, lugar e situacao certa e que essas variáveis sao bem diferentes no Brasil e na Alemanha. Pra falar a verdade, acho que variam inclusive dentro do próprio território nacional. Aqui já me aconteceu de deliberadamente ser grossa com alguém, que pareceu nao se ofender nem um pouquinho e outras situacoes nas quais eu pensei "oops, nao devia ter dito isso. Agora o bicho vai pegar" e no final nao teve nada.Mas ao mesmo tempo já achei que estava falando a coisa mais normal do mundo e do outro nao gostar muito do que ouviu. Essas coisas muitas vezes sao pessoais, mas aqui em Bremen podem ter certeza, grosseria é uma arte.

Me lembro bem do dia em que, durante uma aula, comecamos a falar da biblioteca central da cidade que na época tinha sido reformada e estava lindíssima. Alguns alunos concordaram e um determinado rapaz disse nunca ter colocado os pés na tal biblioteca. Imediatamente, uma colega de classe revidou: "Conte-me uma novidade. Quem nao sabe que você é mesmo analfabeto?". Esses alunos se conheciam há nao mais de que um mês, entao eu fiquei totalmente tensa, me coloquei em guarda, pronta pra agir e tentar graciosamente por fim a discussao, que na minha cabeca, já era mais do que certo que iria acontecer. No entanto, o rapaz deu uma olhada feia para a tal colega e a situacao acabou aí. O mais interessante é que logo depois, numa atividade em pares, eles trabalharam juntos sem problema e concluíram a tarefa sem maiores conflitos ao ponto de fazerem "high five" no final quando constataram que acertaram a maior parte do exercício.

Esses alemaes me confundem. Acho que o grande problema aqui é mesmo o grito. Nao se deve falar alto, porque isso sim, assusta. Se você gritar elogios a alguém, a pessoa provavelmente nao saberá o que fazer e vai remoer aquilo por meses. No entanto um bom insulto num tom de voz agradável tem seu lugar. É bem ouvido, processado, avaliado e superado rapidamente. Acho que depois de tantas guerras o subconsciente coletivo por aqui simplesmente endureceu. Se preparou pra aguentar tudo, ser ofendido e humilhado. Desde que, é claro em decibéis aceitáveis.

P.S No livro “How to be a Kraut” do jornalista inglês Roger Boyes, ele fala também sobre isso. Segundo Boyes, Berlim nao só é a capital da Alemanha, como também é a capital européia da grosseria. Ele aconselha inclusive evitar demonstracoes de fraqueza, como dizer "Boa tarde", "Por favor" e etc, quando vocês forem a essa cidade. O livro é tipo "Um Brasileiro em Berlim" de Joao Ubaldo Ribeiro, ou seja, um conjunto de crônicas sobre a vida aqui na Alemanha porém sob o ponto de vista de um inglês e é hilário. Se tiverem a oportunidade, leiam.

5 comentários:

  1. Cris, adoro estes comentários sobre as diferenças e semelhanças entre Bremem e Salvador. Gosto mesmo. Acho muito interessante que o que aqui lá é uma coisa natural, aqui seria bastante grosseiro, desrespeitoso e provavelmente desencadearia em uma briga.

    Mantenha-se com os dedos no teclado! :D

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Poxa, amiga... Q engracado q vc ainda considera isso grosseria e ainda espera o pau comer no centro por causa desses comentarios. Eu ainda me choco de vez em qd, mas ja entendi ha muito tempo q esse é o senso de humor da galera aqui!! Na Inglaterra achei ainda pior... Eles chegam a ser crueis!!! No comeco eu ficava toda sensivel e arrasada com esse tipo de comentario, mas hj em dia eu ja consigo dar risada e tentar responder com uma "gracinha-coice" a altura! Ainda preciso praticar muito a arte da jeguice como senso de humor, mas um dia eu chego la! Pontos de vista diferentes a parte, adorei o texto!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Oi Cris,

    Adorei o texto. Só faltou dizer que tem uns amigos aqui no Brasil (Luis Claudio, sidney ) que esculhambam com a mães um do outro na maior cordialidade , quebrando o mito de com com mãe não se brinca. Acho que além dos códigos reginais existem também os códigos pessoais de grosseria. Deve ter um pouco disso por ai também.

    bjs

    Gil
    P.s.: me fala se algum de seus alunos gostaria de um penpal brasileiro.

    ResponderExcluir
  4. Cris, adorei esse texto. Muito engraçado! Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Quero esse livro agoooora!!! rsrs
    Bj

    ResponderExcluir